quarta-feira, 2 de julho de 2008

FÍSICA & COTIDIANO


PARA REFLETIR!!!

Quantos aparelhos ao seu redor precisam de pilhas ou baterias para funcionar?
Fácil de responder... São telefones celulares, máquinas fotográficas, controle remoto, calculadoras, carros, brinquedos, relógios e muitos outros.
As pilhas e as baterias (geradores de energia) são muito úteis em nosso dia-a-dia até o momento em que precisamos descartá-las.
E aí vem a pergunta: o que fazer com pilhas e baterias usadas?
Leia atentamente o texto que segue, pesquise mais informações a respeito do assunto e sugira ações concretas que a turma pode estar desenvolvendo junto a comunidade e, inclusive, na própria escola.


LIXO ELETROQUÍMICO

As pilhas e baterias, usadas em aparelhos eletroeletrônicos portáteis, são geradores em que a energia elétrica é obtida a partir de uma reação química.

Para um rendimento satisfatório, utilizam-se metais pesados como chumbo, zinco, lítio, cádmio, níquel, cobalto, entre outros, nesses processos eletroquímicos.

Quando esses geradores esgotam seu potencial de geração de energia, são descartados e substituídos. É nesse ponto que começa o problema.

Os geradores gastos são normalmente jogados no lixo e recolhidos em aterros sanitários. Sob a ação do tempo, inicia-se um processo de degradação, que lança no ambiente as substâncias químicas anteriormente confinadas no gerador. Por se tratar de substâncias nas quais predominam os metais pesados, seu poder poluente é altíssimo, sobretudo na contaminação dos lençóis freáticos.

A relação abaixo, elaborada pela organização não-governamental Greenpeace – entidade que luta pela preservação do meio ambiente em todo o mundo –, mostra algumas das substâncias encontradas nos geradores eletroquímicos e seus efeitos danosos à saúde humana.

§ Chumbo – Prejudicial ao cérebro e ao sistema nervoso em geral. Afeta o sangue, os rins e os sistemas digestório e reprodutor. Eleva a pressão arterial. É agente teratogênico, isto é, acarreta mutação genética.

§ Cádmio – É comprovadamente um agente cancerígeno, teratogênico e pode causar danos ao sistema reprodutor.

§ Mercúrio – Intoxicação aguda: tem efeitos corrosivos violentos na pele e nas membranas da mucosa; causa náuseas, vômito, dor abdominal, diarréia com sangue, danos aos rins e morte em um período aproximado de 10 dias.
Intoxicação crônica: sintomas neurológicos, tremores, vertigens, irritabilidade e depressão associados a salivação, estomatite e diarréias, descoordenação motora progressiva, perda de visão e audição e deterioração mental.

§ Cromo – Dermatites, úlceras cutâneas, inflamação nasal, câncer nos pulmões e perfuração do septo nasal.

§ Zinco – Sensações como paladar adocicado e secura na garganta, tosse, fraqueza, dor generalizada, arrepios, febre, náusea e vômito.

Apenas em 1999, o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente), atento ao problema, editou resolução que disciplina o descarte e o gerenciamento ambiental adequado de pilhas e baterias usadas, determinando que é de responsabilidade dos fabricantes e importadores os procedimentos de coleta, armazenamento, transporte, reutilização, reciclagem, tratamento ou disposição final adequada desses resíduos.

Grandes empresas do setor da telefonia celular já desenvolvem programas de coleta, sendo, no entanto, a reciclagem realizada fora do Brasil. Poucas empresas nacionais até o momento se ocupam dessa tarefa.

Fonte – Física: História & Cotidiano: ensino médio, volume único/José Roberto Bonjorno [et al.]